Ghosted: Sem Resposta

Ghosted: Sem Resposta

23 de abril de 2023 0 Por Filipe R. Bichoff

É difícil, ou melhor, muito difícil lançar um filme de ação nos dias de hoje, pois se existe um gênero que passou por mudanças drásticas no quesito forma e estilo, esse gênero é o da porradaria. Por isso o melhor a se fazer quando não há grandes pretensões e divertir com o básico, e isso Ghosted consegue, ao menos em partes, começando pela escolha dos protagonistas, Evas e Armas esbanjam carisma, talento, e experiência no gênero.  

Então em uma clara tentativa de subverter as expectativas, e simular não ser mais do mesmo, a direção apresenta basicamente uma comédia romântica, comédia essa que toma basicamente todo o primeiro ato do longa, e posteriormente se mostra uma as melhores coisa do mesmo, as piadas funcionam e os atores apresentam uma boa química, tudo que uma boa comédia precisa. 

Isso se mostra um acerto, pois é algo que ao mesmo tempo que apresenta os personagens aproxima os mesmos do espectador, além de trazer uma novidade que dribla um dos principais clichês do gênero, aqui o personagem indefeso e que precisa ser salvo é o de Evans, o homem, algo corroborado pelo ótimo timing cômico do ator, que revela o desastre que é seu personagem em meio à confusão.  

Porém, ainda no primeiro ato a falta de ritmo é algo que se faz presente, a introdução funciona e é composta por vários momentos muito engraçados, porém a direção perde a mão e estende isso um pouco além do necessário, tirando parte do brilho presente até ali, afetando diretamente o longa como um todo, resultando em uma narrativa com altos e baixos, sem ritmo. 

E isso é algo que nem mesmo o carisma dos personagens é capaz de salvar, mesmo havendo equilíbrio entre as partes, pois Evans é responsável pelo lado cômico e Armas pelas sequências de ação, tendo em vista sua facilidade e experiência no meio, algo que torna as poucas sequências de ação eficientes, uma pena que o longa não se aproveita disso e prefere se voltar para discussões vazias. 

E sim, quando acontecem as sequências de ação são eficientes, o problema é que são poucas e o roteiro dedica tempo demais a diálogos fracos de mocinhos contra vilões e frases de efeito, desperdiçando um nome de peso no elenco como Adrien Brody. Então, para sustentar as quase duas horas de duração o longa se arrasta em vários momentos, momentos esses que por vezes beiram a monotonia, algo péssimo para um longa do gênero. Um detalhe que mostra o quanto a direção se perde é a trilha sonora, composta por boas músicas porém jogadas aleatoriamente no decorrer da trama. 

Com isso a tentativa de trazer um longa de ação que passeia pelo romance resulta em algo que, graças ao elenco, funciona melhor como uma comédia romântica à um filme de ação frenético, ao menos é possível dar boas risadas em alguns momentos, que provavelmente seriam melhor aproveitados se a duração se limitasse aos noventa minutos.

Crítica por: Filipe R. Bichoff

Título: Ghosted: Sem Resposta

Avaliação: ⭐️⭐️ / 4,0

Direção: Dexter Fletcher

Elenco: Chris Evans, Ana de Armas, Adrien Brody, Mike Moh, Tate Donovan, Amy Sedaris, Lizze Broadway, Mustafa Shakir

Duração: 1h 56m

Roteiro: Rhett Reese, Paul Wernick

Fotografia: Salvatore Totino

Trilha sonora: Lorne Balfe

Ano: 2023