Creed II

Creed II

26 de fevereiro de 2023 0 Por Filipe R. Bichoff

Depois do sucesso do primeiro longa, uma sequência do remake/sequência Creed seria óbvia, e em meio à inúmeras possibilidades o longa opta por se ligar aos fatos de Rocky 4 (1985), não que isso seja um problema, pois o longa anterior provou que era possível se inspirar sem se escorar, bastava manter a fórmula e seguir com o elenco primiroso.

Então Creed 2 começa acelerado, com um combate inspirado no primeiro longa porém em proporções maiores, um detalhe incluído afim de criar a aura de ídolo de Adonis (B. Jordan), para que o primeiro combate com Viktor Drago (Florian Monteanu), possa ocorrer da forma que pede o roteiro. 

Se antes a fórmula era funcional, aqui pende um pouco para o lado negativo, pois parte da narrtativa se escora na nostalgia para ganhar forças com a ligação com o quarto filme da franquia, e mesmo que seja incrível ver Rocky (Stallone) frente à frente com Drago (Lundgren), novamente, isso não é suficiente, se o longa se bastasse nas referências ok, mas a trama como um todo replica muito o quarto filme da franquia clássica.    

O elenco até sustenta o longa, em partes, o carisma de todos basta e consegue segurar o ponto mais fraco do longa, o texto, que não consegue fugir do óbvio.  

Os combates seguem empolgantes, apesar de inferiores aos do longa anterior, e mesmo sendo uma das melhores coisas do longa são quase deixados em segundo plano, em prol de um drama pouco convincente. 

Isso, somados uma trama que parece deslocada, pois a quebra do ritmo narrativo é sentida sempre que a trama se volta para o drama familiar que parece mal desenvolvido, e que apesar de comovente é fraco, até mesmo o lado dos oponentes cai no clichê. 

Por sorte a trilha sonora ainda está potente, dando ritmo aos combates e treinamentos, as melhores coisas do longa. Por fim, fica claro que a direção de Caple Jr. tenta emular o estilo de Coogler, o que afeta diretamente o resultado final, que apesar de satisfatório desperdiça o potencial ali presente.

Crítica por: Filipe R. Bichoff

Título: Creed II

Avaliação: ⭐️⭐️⭐️ / 7,0

Direção: Steven Caple Jr.

Elenco: Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson, Phylicia Rashad, Dolph Lundgren, Florian Munteanu

Duração: 2h 10m

Roteiro: Juel Taylor, Sylvester Stallone

Fotografia: Kramer Morgenthau

Trilha sonora: Ludwig Göransson

Ano: 2019