O Telefone do Sr. Harrigan

O Telefone do Sr. Harrigan

11 de outubro de 2022 0 Por Filipe R. Bichoff

Independente de ser um roteiro original ou uma adaptação, um longa precisa se bastar, porém quando se trata de uma adaptação de um livro, a trama geralmente depende parcialmente das informações contidas no mesmo. E no caso, O Telefone do Sr. Harrigan tem pouco material, pois se trata de uma obra mais curta de Stephen King, e talvez por isso o resultado final não seja tão agradável.

Ciente do pouco material que tinha como base, a direção aproveita para exagerar no tom dramático, alongando e supervalorizando alguns momentos, sejam eles necessários ou não, dando a entender que a direção não teve competência suficiente para preencher as lacunas da trama, já que a mesma se estende mais que o livro.

A premissa é pouco atraente devido ao tempo exagerado que a direção dedica à mesma, a introdução e apresentação dos personagens leva toda a primeira meia hora de rodagem, e que mesmo não sendo monótona cria uma breve expectativa do porvir, devido tamanha a preparação.

Mas quando finalmente a trama resolve caminhar parece empacada, pois se limita a momentos repetitivos e a superficialidade, deixando a desejar em vários aspectos.

Até existem algumas exceções, como quando algo chocante acontece e o longa da a entender que irá se desenvolver, porém é muito breve, ficando na promessa. O roteiro até conta com assuntos necessários, que mesmo não sendo novidade fariam a diferença, como a maneira que a tecnologia afastou as pessoas, dividiu classes sociais ou até mesmo a propagação de notícias falsas, mas em nenhum desses assuntos o roteiro se aprofunda, mantendo tudo na superfície.

Os personagens são poucos inspirados e falta carisma, seja individualmente ou na relação entre Craig (Jaeden Martell), e o Sr. Harrigan (Donald Sutherland). Isso resulta no descaso por parte do público, pois falta ligação entre as partes, e isso tira todo o peso dramático do longa, até mesmo após a morte do Sr. Harrigan.

Com isso a promessa de um longa dramático com toques de suspense, pouco tem de ambos. Sendo apenas mais um erro na tentativa de adaptação de uma obra de Stephen King, apresentando ao espectador uma trama monótona que vai de nada a lugar nenhum.

Crítica por: Filipe R. Bichoff

Título: O Telefone do Sr. Harrigan

Avaliação: ⭐️⭐️

Direção: John Lee Hancock

Elenco: Donald Sutherland, Jaeden Martell, Joe Tippett, Kirby Howell-Baptiste

Duração: 1h 44m

Roteiro: John Lee Hancock

Fotografia: John Schwartzman

Trilha sonora: Javier Navarrete

Ano: 2022