Turma da Mônica: Lições

Turma da Mônica: Lições

13 de março de 2022 0 Por Filipe R. Bichoff

Se o longa lançado em 2019, tinha como objetivo apresentar os personagens e imergir o espectador no mundo dos quadrinhos através de uma boa trama, a sequência livre dessas amarras apresenta uma história assim como seus personagens, mais madura, expandindo o rico universo de Turma da Mônica e incluindo novos personagens.

Uma trama mais complexa obviamente traria novos desafios para o elenco, que agora mais maduro se mostra afiado e preparado para qualquer situação que seus personagens se encontrem, ciente disso a direção extrai o máximo que pode de cada um, para assim entregar uma trama mais envolvente.

Devido ao sucesso do primeiro longa o diretor Daniel rezende aparenta estar mais solto, passeando entre os gêneros e dando profundidade aos personagens, que antes eram apenas caricaturas saídas das páginas dos gibis, aqui cada um ganha uma razão para seus trejeitos.

A lado cômico tem ainda mais espaço no novo longa, mantendo a narrativa dinâmica, leve e arrancando boas gargalhadas do público. Momentos que servem como alívio, para as sequências que provavelmente vão arrancam lágrimas até mesmo do espectador mais durão.

O elenco todo está incrível, mas Laura Rauseo que da vida à Magali, se mostra com um viés cômico acima da média, assim como Giulia Benite, a Mônica, tem uma extrema facilidade em dominar as sequências com viés mais dramático. Os novos personagens contribuem para tornar a narrativa dinâmica, preenchendo lacunas presentes no longa passado.

Diferente do longa anterior que segue um caminho mais lúdico, “Lições” traz os personagens para um lado mais realista, tratando com maturidade os trejeitos dos personagens. E quem ganha destaque devido as proporções de sua peculiaridade é Magali, onde sua compulsão alimentar é justificada pela personagem sofrer de transtorno de ansiedade, que faz com que a mesma desconte suas frustrações, ou sofrimento como estar longe da melhor amiga, na comida, servindo como alerta aos pais para se atentarem a qualquer comportamento diferente dos filhos.

A trilha sonora é incrível, e tem como principal objetivo potencializar tanto momentos cômicos quanto dramáticos, e faz isso com excelência. O longa trata de amadurecimento, mas expande isso também para o elenco adulto, deixando claro que é possível crescer sem perder a essência, a alegria daquela criança que um dia existiu, e seja através das risadas ou das lágrimas, o longa consegue entregar isso e mais um pouco, de uma maneira extremamente tocante.

Crítica por: Filipe R. Bichoff

Título: Turma da Mônica: Lições

Avaliação: ⭐️⭐️⭐️⭐️

Direção: Daniel Rezende

Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo, Gabriel Moreira

Duração: 1h 37m

Roteiro: Thiago Dottori, Mariana Zatz

Fotografia: Azul Serra

Trilha sonora: Fabio Góes

Ano: 2021