Five Nights at Freddy’s: O Pesadelo Sem Fim

Five Nights at Freddy’s: O Pesadelo Sem Fim

29 de outubro de 2023 0 Por Filipe R. Bichoff

Talvez adaptações de jogos sejam as mais simples, por isso os pouquíssimos acertos, estranho não é? Eu explico. Como a obra de origem, os jogos, estão diretamente ligados à um nicho muito específico, em que o “controle” está de certa forma nas mãos do público, cabe ao diretor colocar em prática toda sua liberdade criativa, usando o material apenas como base, o que dificulta o todo, e no caso em específico de FNAF temos outro ponto. 

Por se tratar de um longa que se coloca como terror, ou melhor, tente se colocar, a direção acaba se limitando devido ao público alvo para manter a classificação, com isso um dos principais pontos do filme, que tem como objetivo o apelo visual, algo ressaltado desde os trailers, perde muito quando chega o grande momento, me refiro aos confrontos, que são basicamente nulos, sem o peso necessário, algo recorrente durante toda a trama em todos os momentos.

Algo que acontece também na relação de Mike (Josh Hutcherson), com sua irmã Abby (Piper Rubio), o inicio abrupto torna a relação toda extremamente superficial, e em momento algum durante a trama vemos um aprofundamento na relação dos irmãos, o que acaba por não criar a carga dramática necessária para que o publico ao menos se importe para com os personagens, tudo fica apenas na superfície, dando a entender que a direção achou melhor se voltar para o sonho repetitivo do protagonista.  

Isso tudo revela uma falta de ousadia por parte da direção, que repito, devido não só a classificação, mas também um texto extremamente limitado, faz com que o mesmo conduza a trama de nada a lugar nenhum, tudo que vemos em tela não transmite nada além de uma enorme apatia.  

O que nos leva a outro ponto, a carência de se ligar a um gênero ou outro, faltam elementos para um bom terror, ou ao menos um suspense, em paralelo a isso falta também carga dramática suficiente para o toque necessário de drama, levando o gênero também ao problema principal, o de desenvolvimento, que acaba por resumir o longa como um todo.

Ciente disso a direção inclui de forma aleatória alguns personagens descarte, para pelo menos dar uma função à trupe do Freddy, que no final das contas se resumem a um bom visual, algo que precisamos admitir, uma pena porque em meio a tantos “nadas”, o único ponto positivo acaba sendo desvalorizado, servindo apenas para material de marketing como trailer e afins.

Crítica por: Filipe R. Bichoff

Título: Five Nights at Freddy’s: O Pesadelo Sem Fim

Avaliação: ⭐️⭐️ / 3,0

Direção: Emma Tammi

Elenco: Josh Hutcherson, Piper Rubio, Elizabeth Lail, Matthew Lillard, Kat Conner Sterling

Duração: 1h 49m

Roteiro: Emma Tammi, Seth Cuddeback

Fotografia: Lyn Moncrief

Trilha sonora: The Newton Brothers

Ano: 2023